sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Empresa Brasileira cria software para diminuir as filas dos Estádios

A Arenaplan Consultoria criou em São Paulo uma solução avançada de pagamento para eliminar as filas internas nos estádios brasileiros. Usando um cartão parecido com um cartão de crédito, o chamado RFID, o torcedor carrega o cartão pela internet ou pelo celular os valores que pretende consumir na arena pagando com cartão de crédito ou débito. Com isso ele não precisa mais usar dinheiro ou digitar senhas na hora de efetuar o pagamento. Basta informar ao atendente o que deseja e encostar o cartão numa leitora especial. Automaticamente o sistema consulta o saldo disponível e efetua o débito em seu cartão, agilizando o processo de pagamento. Este tipo de solução é chamado no exterior de CASHLESS.

A tecnologia desenvolvida pela startup brasileira é pioneira no Brasil. Ela é chamada Arenaplan Sem Filas e hoje é uma das mais avançadas do mundo por trabalhar em plataforma móvel. A empresa desenvolveu a plataforma analisando algumas soluções européias convertendo toda solução para trabalhar em nuvem e para celulares. Ou seja, toda a inteligência do sistema está instalada em Data Center e integrada aos principais bancos do mercado, o que possibilita ao torcedor ter todo tipo de cartão de crédito ou débito ao seu dispor para fazer o carregamento do cartão. “Isso oferece ao torcedor conforto para comprar o que deseja com tranquilidade, mesmo durante o intervalo onde o movimento é muito grande e, tecnologia para o gestor, pois ele sabe exatamente o que está gerando mais vendas em cada bar ou loja e, pode até traçar um plano de segmentação do público, como fazem hoje algumas arenas no exterior”, informa Márdel Cardoso, diretor da Arenaplan. A empresa está desenvolvendo agora uma alternativa para oferecer também carregadores fixos no local em parceria com empresas nacionais.

O estádio disponibiliza em cada bar uma maquininha portátil, pouco maior que uma maquininha comum de cartão de crédito, mas muito mais inteligente, com um display maior e aplicativo próprio em plataforma Mobile. Este equipamento emite recibos para os clientes e substitui o PDV tradicional em alguns casos, e ainda emite as notas fiscais eletronicamente para os clientes, o que diminui as chances de fraude nos bares. O Gestor utiliza um backoffice na internet para gerenciar o sistema e acompanha todo o processo online, do cadastro, carregamento, vendas, pagamentos e até mesmo a performance de comunicação das maquininhas nos bares.  
A solução da Arenaplan chamou a atenção de vários clubes brasileiros, estádios e até multinacionais concorrentes. Além de funcionar em estádios de futebol ela também pode ser utilizada em shoppings, eventos, ginásios esportivos e até em escolas. Por ter tecnologia de ponta desenvolvida no Brasil a solução chega a custar 1/3 das soluções internacionais. Uma multinacional japonesa que já tinha tecnologia semelhante se interessou pela solução por ser mais barata e melhor adaptada aos padrões brasileiros.
O CASHLESS é hoje um dos segredos da Alemanha para atingir quase 100% de ocupação nos estádios da 1ª e 2ª divisão. Quase todos os estádios lá já tem este tipo de solução funcionando. Este tipo de tecnologia esta sendo utilizada em dezenas de estádios nos EUA, Europa e até no Japão. Nenhum estádio no Brasil utilizou ainda este tipo de solução, o que mostra mais uma das deficiências do mercado brasileiro.  A solução foi apresentada agora em dezembro em São Paulo, no 1º Fórum de Gestão de Estádios e Arenas que contou com a presença dos principais dirigentes dos maiores clubes de futebol do país além dos gestores das arenas. O presidente do Botafogo, Maurício Assunção abriu pessoalmente o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário