Aconteceu ontem em São Paulo, o
1o Fórum de
Gestão de Estádios e Arenas. O primeiro evento do
Brasil que veio propor soluções, idéias
e propostas de melhorias para a gestão dos estádios brasileiros. O evento é uma realização da Arenaplan Consultoria e
a da Trevisan Escola de Negócios e aconteceu no Programa de Conferências da 5ª edição do maior
evento da América Latina para equipamentos e infraestrutura de locais esportivos: o
Sport Infratech, organizado pela Real
Alliance. O evento contou com apoio da SBGME, ABRAESPORTE, ABRIESP, Pluri
Consultoria e a Universidade do Futebol.
O evento foi um grande sucesso
e contou com a presença dos dirigentes de alguns dos maiores clubes
de futebol do país como Corinthians, São
Paulo, Santos, Atlético-PR e Cruzeiro, e teve ainda a presença de atuais e ex-dirigentes do Grêmio. O
evento também contou com a presença de grandes dirigentes e gestores de arenas do Brasil como Minas
Arena, Maracanã, Castelão e Arena Pernambuco além de profissionais da OAS Arenas,
Odebrech, além de nomes reconhecidos pelo mercado de marketing esportivo e centenas de
profissionais do setor. Durante o evento os participantes ainda tiveram
tempo para visitar os stands da Sport
Infratech.
O evento abriu pela manhã e
contou com a abertura do Fernando Trevisan, diretor da Trevisan Escola de Negócios e iniciou com a palestra do
Presidente do Botafogo FR, Maurício Assunção que apresentou o trabalho que havia sido feito pelo
clube no Engenhão, seguido pelo Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, que
apresentou o perfil de renda das torcidas brasileiras.
Daniela
Senatore, gerente da Odebrecht apresentou informações de como funciona
a estrutura de gestão de uma arena
multiuso. Um importante debate entre Lúcio Blanco, gerente de arrecadação do Corinthians e
Ricardo Araújo, especialista em gestão
de arenas fechou o evento pela manhã falando do planejamento e venda
de ingressos, camarotes e business
seats.
O evento abriu à tarde com
Márdel Cardoso, diretor da Arenaplan Consultoria seguido da
palestra do Diretor da BPS Promoções e
apresentador do programa Encontro D Craques da Band Sports, o Beetto Saad que brindou os participantes com casos
de sucesso na gestão de camarotes no
Morumbi, Pacaembu e Palestra Itália. Em um brilhante debate, Sérgio Landau,
diretor do Engenhão e Botafogo, e
Eduardo Antonini, que foi responsável pela concepção e desenvolvimento do Projeto Arena do Grêmio
conversaram sobre as estratégias de sucesso das arenas.Durante o evento, o diretor da Arenaplan
apresentou dados e números do mercado de
arenas da Europa e Brasil, mostrando inclusive a diferença entre as receitas
européias e brasileiras.
E não foi somente isso. Pedro
Mascarenhas apresentou novidades sobre o Matchday Sponsor, uma nova fonte de receita em arenas. Ele é atualmente
gerente de Marketing e Novos Negócios da TTK Marketing Esportivo mostrando vídeos marcantes e
estratégias de promoções executadas no
segmento no exterior.
No último bloco,
os convidados absorveram informações e tendências do mercado de
Cashless, apresentado pelo diretor da
Arenaplan Consultoria, seguido da diretora da XYZ Live Eventos, em palestra que convidou os atuais gestores a
trabalharem juntos para ampliar o mercado de eventos.
Para fechar com
chave de ouro o evento, Gilberto Ratto, Gerente de Marketing do São Paulo
FC, o Marcone Barbosa, Diretor de
Marketing do Cruzeiro EC e o Mauro Holzmann, Diretor Executivo de Marketing e Comunicação do Atlético-PR
promoveram um debate para mostrar a
visão e realidade dos clubes na gestão das parcerias e de seus
estádios.
Em breve publicaremos aqui alguns trechos e
vídeos de cada uma das palestras apresentadas durante o evento. O PDF das
apresentações serão publicados nesta sessão de eventos do site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário