terça-feira, 17 de novembro de 2009

Na Mídia - Matérias publicadas sobre os artigos e livros de Márdel Cardoso

Meu twitter é: http://www.twitter.com/mardelcardoso

- 04/11/2009 - Professor da Uninove lança livro sobre Internet - Portal Uninove -SP
- 12/11/2009 - Leitura Pátio e escritor Márdel Cardoso lançam livro sobre empreendedorismo na web (21/11) - Portal Dzai(Portal Uai,Jornal Estado de MG)
- 12/11/2009 - Leitura Pátio e escritor Márdel Cardoso lançam livro sobre empreendedorismo na web - Portal Comunique-se
- 12/11/2009 - Professor da Uninove lança livro sobre Internet - Maxpress
- 13/11/2009 - Professor da Uninove Lança Livro sobre internet - Portal Universia Brasil
- 13/11/2009 - Márdel Cardoso lança seu primeiro romance - Portal IG - Minha Notícia
- 14/11/2009 - Livro retrata mundo dos executivos do setor de tecnologia - Diário de Contagem - MG
- 16/11/2009 - Márdel Cardoso lança livro sobre empreendedorismo na web - Guia Entrada Franca
- 21/11/2009 - Leitura Pátio lança livro com foco no empreendedorismo na web - Divirta-se - Uai
- 02/12/2009 - Leitura Pátio lança livro com foco no empreendedorismo na web -Difundir
- 08/12/2009 - Livro fala dos bastidores da internet - Portal Pessoas de Negócios - Programa de TV Mesa de Negócios
- 04/01/2010 - Infinitas Chances de Negócios na web - Jornal Hoje em Dia - Belo Horizonte
- 20/02/2010 - Nos Embalos da Rede - Revista da Indústria (Fev/2010) - Fiesp - São Paulo

3 comentários:

  1. Ola Mardel, estou inicando agora na internet, estou no primeiro ano da FIAP, acredito que vc já passou por isso, e o pessoal hj fala muito desta coisa de opensource, de código aberto e percebi que todas as empresas que você citou usam wordpress, que é código aberto e uma linguagem ""fraca, n é arriscado demais usar isto? Como empresas deste porte se arriscam assim?

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,

    A segurança de um servidor é igual a segurança do pior aplicativo instalado. Se existe alguma vulnerabilidade em um dos aplicativos no local onde o wordpress estará instalado você poderá ter todo seu aplicativo invadido e hackeado.
    Tive um caso em um grande portal que gerenciei, e que uso inclusive como uma das histórias reais no Livro A UM PASSO DE MIM, que conta a história da web brasileira. Neste caso houve uma invasão em outro aplicativo do servidor. E por conhecer totalmente o freeware o hacker alterou na mesma máquina vários wordpress por conhecer justamente o local onde eles estavam e o modelo de dados. Use freeware apenas se a empresa domina bastante a parte de segurança e tem mecanismos para driblar cada problema. Ideal é ter apenas uma solução open source e não várias cópias dele no mesmo servidor. De preferência administrado pela mesma equipe. Assim domina-se por inteiro a segurança do aplicativo. Um dos clássicos problemas de invasão é o problema do SQL INJECTION. Nos freewares não tem os filtros para filtrar tentativas de hackeamento por SQL INJECTION.Ou seja, você terá que desenvolver um ou correrá sérios riscos se user freewares.

    ResponderExcluir
  3. HUahuauhuha, lembro disso, na verdade era apenas uma instalação de wordpress no servidor, só que com varios blogs, conhecido como wordpress mu, e outro ponto é que na época conforme foi contatado com o suporte da espanha(onde ficava os servidores) e escondido pelo gerente de TI, a invasão foi via ssh, brute force, outro ponto importante é que hoje o wordpress continua a ser o melhor CMS do mundo e 10% dos sites do mundo usa este CMS. A invasão que realmente aconteceu não teve nada a ver com o wordpress, nem com o banco de dados(no qual estava intacto) e nem com SQL injection. SQL Injection só acontece com pessoas que tem apenas conhecimento acadêmico, coisa de noob. Lembro na época que este gerente de ti também procurava querys no javascript do site, kkkkk, como pode neh?!?!?!? Bom, acho que esta história no livro deve ter ficado legal, quase uma ficção cientifica neh... mas a realidade é outra, hoje quem escolhe fazer CMS do zero fica para trás, só atrasa o projeto reinventado a roda, mas tem louco para tudo!!

    ResponderExcluir