sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Estratégia PMI: Como adaptar sua empresa à metodologia


Curso Gestão de Projetos baseado no PMI®



Objetivo:

O objetivo do curso de Gestão de Projetos baseado no PMI® é baseado nas melhores práticas do PMI® (e guia PMBOK®), fornecendo uma visão geral de Gerenciamento de Projetos através de processos específicos utilizados do início ao final de um projeto, aumentando de forma significativa as probabilidades de sucesso e conclusão de seus projetos. O treinamento proporciona através de aulas teóricas e práticas, a aplicação de conhecimentos, habilidades e perfil que um líder ou gerente deve ter para fazer a liderança de uma equipe, além de ferramentas e técnicas necessárias para o gerenciamento de projetos durante todas as suas fases baseando-se, no Guia PMBOK®, a bíblia do PMI®. Ao concluir o curso você terá uma sólida base de conhecimentos e compreensão das melhores práticas aplicadas na técnica de gerenciamento de projetos. Este curso é dirigido a analistas, consultores, líderes, coordenadores, gerentes, e todos aqueles profissionais envolvidos e interessados no sucesso de um projeto em geral.


Pré-requisitos:


Conhecimento básico em Windows e Microsoft Office. Experiência na participação de projetos de alguma espécie.

Metodologia:

você receberá um material abordando todos os tópicos ensinados, com todo o conteúdo do curso, incluindo esquemas principais do
Guia PMBOK®, modelos, tabelas e formulários prontos para você gerenciar melhor sua equipe no projeto e finalmente um roteiro passo a passo para o laboratório Microsoft Project 2007, que vai possibilitar a você planejar e acompanhar o projeto utilizando as técnicas que o mercado hoje utiliza. Em cada aula você receberá dicas, detalhes, verá documentos reais, resumos e projetos simulados além de exercícios para fixação do conhecimento.


Carga Horária:

30 horas

Infra-Estrutura Necessária do Parceiro:
- 1 (uma) Sala de Aula com cadeiras universitárias (3 dias, sex-sáb-dom) de 15 a 25 alunos
- 1 (um) laboratório com estações com Microsoft Project 2007 instalado (6 horas-segunda)
- 1 (um) Data Show nas aulas teóricas e no laboratório (será enviado o fonte antecipadamente)
- 1 (um) material impresso com cerca de 80 páginas A4 por aluno (Serão enviados fontes Word)
- Passagens Aéreas e Hospedagem (Se for o caso)

Custo do Curso Por Aluno: R$1.000,00 (Hum mil reais)

Mínimo de alunos por turma: 10(dez) alunos

Repasse da verba ao Professor: A ser negociado

Conteúdo Programático:

1 - Introdução
• O PMI® e PMBOK®
• O que é Projeto
• O que é Gerenciamento de Projetos
• Áreas de Especialização
• O Perfil do Gerente de Projeto

2 - Contexto de Gerenciamento de Projetos

• Fases do Projeto e o seu ciclo de vida
• Os stakeholders (interessados) do Projeto
Influências da estrutura organizacional nos projetos

3 - Os processos da Gerência de Projetos do PMBOK®

• Visão Geral dos Processos
• Grupos de Processos
• Interações entre os processos

4 - Início de um projeto e gerenciamento da integração
• Os processos da Gerência da Integração
• Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto

5 - Gerenciamento do Escopo e mudanças do Projeto
• Os processos da Gerência do Escopo
• Estudo de Caso e Visão de um Modelo Proposto
• Definição do escopo
• O EAP (Estrutura Analítica do Projeto)

6 - Gerenciamento do Tempo do Projeto
• Os processos da Gerência do Tempo
• Definir as atividades
• Sequencializando as atividades
• Estimar a duração das atividades
• Estimar os recursos das atividades
• Desenvolver um cronograma

7 – Técnicas Especiais
• Técnica PERT

• Diagrama de Redes
• Caminho Crítico

8 - Gerenciamento dos Custos do Projeto

• Os processos da Gerência do Custo
• Valor Agregado

9 - Gerenciamento da Qualidade do Projeto

• Os processos da Gerência da Qualidade
• Uma visão da ISO sobre qualidade de Software
• Planejar e Controlar a qualidade

10 - Gerenciamento da Comunicação do Projeto

• Os processos da Gerência da Comunicação
• Desenvolver um Planejamento da Comunicação
• Status Report

11 - Gerenciamento de RH

• Os processos da Gerência de R.Humanos
• Organograma, Formato Orientado a Texto e Matriz de Responsabilidade
• Desenvolver um Planejamento de Recursos Humanos

12 - Gerenciamento dos Riscos do Projeto

• Os processos da Gerência de Riscos
• Planejar os riscos
• Identificar os riscos
• Planejar as respostas aos riscos
• Realizar a análise qualitativa e quantitativa dos riscos
• Monitorar e controlar riscos

13 - Gerenciamento das Aquisições do Projeto

• Os processos da Gerência de Aquisições

14 – Curso de Microsoft Project 2007
• Implementar as Tarefas e Deliverables
• Gerando um WBS (Work BreakDown Structure)
• Sequencializar as tarefas
• Emitindo um Diagrama de Redes e Caminho Crítico
• Trabalhando o calendário
• Alocando os Recursos Humanos e Materiais
• Sequencializar as tarefas
• Analisando a Sobre-Alocação de Recursos
• Sequencializar as tarefas
• Análise PERT
• Sequencializar as tarefas
• Criação de Semáforos Programáveis

Professor:
Márdel Cardoso
é bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG. Pós-Graduado no MIT-Master Information Tecnology pela FIAP-SP. Tem mais de 23 anos de experiência em empresas de tecnologia de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo atuando de analista de sistemas, suporte a gerente de sistemas, gerente de projetos PMI de internet a projetos governamentais, além de empresário. Foi palestrante em vários eventos e articulista em revistas, jornais e portais pelo Brasil. Diretor e fundador do Portal B2b/B2C Mercosul Search, criado em 1996 e Top 10 no IBEST 2000 a 2005. Foi professor de Linguagens para Web e E-Marketing da Fasp/Ceinter, Eniac e Fiap de São Paulo e hoje leciona Gestão de Projetos na Universidade Uninove em São Paulo. Autor dos livros “Desenvolvimento Web para o Ensino Superior” pela Axcel Books do Brasil em 2004 e “A Um Passo de Mim” em 2009, que conta a história real da internet brasileira e mundial sob a ótica de um executivo brasileiro.

Blog: http://mardelcardoso.blogspot.com
Twitter:
http://www.twitter.com/mardelcardoso

Palestra: A Estratégia PMI: Como adaptar sua empresa à metodologia

Uma palestra voltada para empresas que desejam melhorar o desenvolvimento e gestão de projetos através da implementação de algumas práticas do PMI (Project Management Institute).

Público Alvo:
- Palestra voltada para estudantes, profissionais de tecnologia, gerentes, diretores da área de tecnologia, informática e engenharia


Temas Abordados:
- O que é o PMI;
- Como e quem pode se certificar;
- Casos de Insucesso;
- Casos de Sucesso;
- Gestão da Integração: Alguns modelos de documento;
- Gestão do Escopo: Alguns modelos de documento;
- Gestão do Tempo: Caminho Crítico, Exemplo de cronogramas e projetos, etc;
- Gestão do Custo: Valor Agregado;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão da Comunicação: Alguns modelos de documento e relatórios;
- Gestão do Risco;
- Gestão das Aquisições;
- Como o Microsoft Project se Integra com a Metodologia;

Com a palestra os participantes conhecerão como funciona a metodologia do PMI e como levar sua empresa a implementar uma estratégia de gestão de projetos correta adaptando e alterando passo a passo a rotina da empresa.

Sobre o Palestrante: Márdel Vinicius de Faria Cardoso tem 43 anos. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG. Pós-Graduado no MIT-Master Information Tecnology pela FIAP-SP. Tem mais de 23 anos de experiência em empresas de tecnologia de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo atuando como analista de sistemas e suporte, gerente de sistemas, gerente de projetos e empresário. Foi palestrante em vários eventos e articulista em revistas, jornais e portais pelo Brasil. Diretor e fundador do Portal B2b Mercosul Search, criado em 1996 e Top 5 no IBEST 2001 a 2003. Foi professor de Linguagens para Web e E-Marketing da Fasp/Ceinter, Eniac e Fiap e hoje leciona Gestão de Projetos na Uninove em São Paulo. Autor dos livros “Desenvolvimento Web para o Ensino Superior” pela Axcel Books do Brasil em 2004 e “Programação Web para o Ensino Superior” pelo Clube dos Autores e “A Um Passo de Mim” em 2009.


Roteiro para Laboratório
Os alunos que estiverem fazendo o roteiro para laboratório devem copiar estas tarefas para o Project 2007:

Contas a Pagar e Receber

Gerênciamento do Projeto

Reuniões Semanais

Gerencia Diaria do Projeto

Modelagem de Dados

Modelagem das tabelas Principais

Modelagem das tabelas temporarias

Telas Contas a Pagar

Cadastro - Inclusão

Cadastro - Alteração

Cadastro - Excluir

Telas Contas a Receber

Cadastro - Inclusão

Cadastro - Alteração

Cadastro - Excluir

Relatórios

Relatórios de Contas a Pagar

Relatário de Contas a Receber

Relatório de Saldo Atual

Manuais

Manual de Telas

Manual de Procedimentos

Testes

Cadastro em Telas

Relatórios

Testes de Funcionalidades

Treinamento

Diretoria

Funcionaríos do Depto Finanças

Implantação

Instalação do Banco de Dados

Softwares




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