quinta-feira, 14 de março de 2013

Quantos Estádios Precisamos Construir?

O brasileiro precisa crescer. Estamos na adolescência em matéria de gestão de projetos. Precisamos apagar alguns maus exemplos de nossas mentes e investir dezenas de milhões de reais em uma campanha didática forte para mudar definitivamente a cultura do "Estamos no Brasil! Isso não funciona", "Quem sobe na vida é quem puxa saco, ganha na loteria ou casa com mulher rica" entre outras bobagens que só incentivam o amadorismo brasileiro.

Precisamos entender e ensinar o brasileiro que seriedade não é chatice. Que planejamento não é perda de tempo. Nós precisamos ensinar o brasileiro que qualquer projeto deveria ter um prazo pré-estabelecido e seguido rigorosamente à risca, seja ele público ou privado, pequeno ou grande. Qualquer projeto deveria ter um plano de custos e um escopo levantados com cuidado para que o capital investido seja o suficiente para cobrir qualquer problema que aconteça. Isso é feito há muito tempo em projetos no exterior em vários segmentos de mercado. Porque não começamos a fazer isso no Brasil? Vai sobrar muito dinheiro para escolas, hospitais entre outros.

Ainda estamos buscando um presidente super-herói que seja capaz de mudar tudo num piscar de olhos sem que tenhamos que mudar nada, sentado em nosso berço esplêndido. Afinal é mais fácil jogar a culpa no presidente do que em nós mesmos! Foi preciso o governo se mobilizar e privatizar todos os grandes estádios da copa. Se o governo fosse esperar que os clubes do país se mobilizassem para gerir estas novas arenas não existiria copa. Os clubes de futebol profissional sequer enxergaram o valor financeiro que trarão estas novas arenas. O Real Madrid já fatura mais de R$1,1 bilhão de reais com sua arena por ano porque faz um excelente trabalho, dez vezes mais que nossa arena mais rentável vai faturar no primeiro ano, depois que estiver pronta.
Esta história que o clube não pode ter outro ramo de negócios está furada. O clube precisa faturar em várias áreas, seja ela qual for, para conseguir manter um “Neymar” no time por exemplo. O clube precisa abrir novas frentes de receita para poder competir com os clubes brasileiros e europeus. O faturamento dos brasileiros não está aumentando por sua competência. Foram as cotas de TV que aumentaram. E isso terá um limite.

Aqui no Brasil nosso futebol precisa de menos talentos dentro do campo do que fora. No campo são apenas onze jogadores, mas para que eles consigam praticar um bom futebol é preciso ter uma grande equipe para dar suporte. E ainda estamos engatinhando neste quesito. Aliás estamos engatinhando em tudo. Em todos os segmentos de mercado estão faltando profissionais de nível. A educação continua a ser deixada de lado e nós acreditando que de um jeito a coisa vai. Não vai! Quantos estádios precisaremos construir para entender que o problema do fim está no começo, ou seja, ou investimos agora na educação básica ou no futuro serviremos apenas para apagar as luzes dos estádios!

Márdel Cardoso é diretor da Arenaplan http://www.arenaplan.com.br. Gerente de Projetos, Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG, MIT-Master Information Tecnology pela Fiap-SP, Marketing Esportivo pela Uniara e Gestão de Arenas Esportivas pela Trevisan. Autor de 2 livros. Tem 25 anos de experiência em projetos de tecnologia.

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