sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Como trazer negócios pelas Redes Sociais

Meu twitter é: http://www.twitter.com/mardelcardoso


Se sua empresa ainda não desenvolveu uma estratégia para divulgação do seu negócio no Twitter é melhor começar logo. Quanto mais conexões seu negócio conseguir desenvolver maiores serão as chances de aparecerem novas oportunidades. Seja para divulgar um novo produto, uma demanda, uma necessidade de parceria, ou manter seu cliente antenado nas mudanças, a importância de manter uma estratégia de marketing em redes sociais hoje é fundamental para qualquer empresa ou profissional.

Um exemplo é a rede social do LinkedIN (www.linkedin) que tem a finalidade de possibilitar a relação com diversos profissionais, criando oportunidades de venda e prospecção de serviços e recrutamento de pessoas. O Plaxo (www.plaxo.com) segue a mesma estratégia. O IT Toolbox (http://it.toolbox.com) é especializado na área de tecnologia integrando profissionais de tecnologia.

Sua empresa pode fazer um marketing em mídias sociais, mas deve planejar bem os objetivos. Os resultados virão com o tempo. Não basta apenas se cadastrar no orkut ou twitter. O que adianta criar uma comunidade se ninguém participa? No twitter é a mesma coisa, apesar de ser fácil conseguir seguidores, você não terá bons resultados se eles não lerem o que você divulgar. É preciso que você esteja sempre disponível quando chegarem novas mensagens que exigirem sua resposta. Se deseja manter seu cliente antenado em suas novidades pode ser uma boa dica criar um serviço que forneça dicas gratuitas a eles. Um exemplo é a Tecnisa, empresa de engenharia, que através do twitter fornece dicas de decoração e arquitetura para seus clientes, entre um e outro anúncio de imóveis.

É importante que você consiga trazer para seu lado pessoas importantes, com uma boa rede de contatos, que possam lhe ajudar a multiplicar sua mensagem para outras redes. Desta maneira, isso vai ampliar a visibilidade de suas comunicações. E para isso é importante começar definindo bem o perfil de público que você deseja manter contato. Não vai adiantar você ter mil seguidores, se eles não puderem ajudá-lo a transformar isso em negócios para sua empresa.

Uma boa dica é criar os relacionamentos em sites como o Facebook (www.facebook.com) e Plaxo primeiro, e de lá, extrair as pessoas que deseja seguir no Twitter. Por estes dois sites você vai saber quem são exatamente seus contatos que interessam. Esses seguidores costumam te seguir também no Twitter quando percebem que você os está seguindo, mas isso é um trabalho que demora algum tempo para dar resultados.

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte nos EUA, 30% dos executivos americanos consideram as redes sociais parte de sua estratégia de negócio, e hoje, 11% das empresas da pesquisa já patrocinam grupos no facebook. Outra pesquisa informa que o Brasil está entre os cinco países que mais acessam o twitter. Em junho, segundo uma matéria do IDG NOW tínhamos 15% dos usuários de internet já conectados ao Twitter, ou cerca de 5 milhões de usuários. Este número é 70% superior aos números de meses anteriores. Isso significa que em menos de um ano teremos um mercado de pessoas conectadas muito próximos ao volume de usuários da internet. Por isso, se você demorar mais alguns meses para começar a trabalhar sua estratégia em redes sociais já estará atrasado. Infelizmente nos tempos atuais as novidades precisam ser acompanhadas rapidamente.

Depois que já tiver sua conta criada no Twitter você vai precisar utilizar algumas ferramentas para apoiar suas estratégias na web. Para manter-se antenado com o que acontece no Twitter 24h por dia, uma boa dica é instalar o programa Seesmic, que você pode manter sempre aberto na tela. O programa também captura atualizações do Facebook o que o torna muito interessante para a empresa que vai utilizá-lo como serviço. Acesse o link abaixo para instalá-lo.

http://www.baixaki.com.br/download/seesmic-desktop.htm

Mas pense bem antes de utilizar esta mídia. Monte uma estratégia de mensagens que serão úteis para seus clientes. Ninguém vai querer seguir você se apenas quiser divulgar mensagens dos seus produtos. Acrescente informações úteis e gratuitas em suas mensagens. Dessa maneira todos vão querer conhecer suas novidades.


Por Márdel Vinicius de Faria Cardoso: tem 43 anos. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG. Pós-Graduado no MIT-Master Information Tecnology pela FIAP-SP. Tem mais de 23 anos de experiência em empresas de tecnologia de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo atuando como analista de sistemas e suporte, gerente de sistemas, gerente de projetos e empresário. Foi palestrante em vários eventos e articulista em revistas, jornais e portais pelo Brasil. Diretor e fundador do Portal B2b Mercosul Search, criado em 1996 e Top 5 no IBEST 2001 a 2003. Foi professor de Linguagens para Web e E-Marketing da Fasp/Ceinter, Eniac e Fiap e hoje leciona Gestão de Projetos na Uninove em São Paulo. Autor dos livros “Desenvolvimento Web para o Ensino Superior” pela Axcel Books do Brasil em 2004 e “Programação Web para o Ensino Superior” pelo Clube dos Autores e “A Um Passo de Mim” em 2009.
BIBLIOGRAFIA: Livro “Linked - a nova ciência dos networks” de Alber Barabási.



Blog no Dihitt: http://mardelcardoso.dihitt.com.br/

Blog no ning: http://mardelcardoso.ning.com/profiles/blog/list

6 comentários:

  1. Olá Márdel,

    Suas dicas são bem interessantes para quem não domina muito as possibilidades oferecidas pelas redes sociais.
    Parabéns pelo texto. É rico em informações e leve na abordagem, o que torna a leitura agradável.

    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir
  2. Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Publicidade na Internet
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas tambem no tocante as redes sociais, estou cursando analise de sistemas e gostaria de abrir uma empresa de cursos online e ser um tutor o que acha deste ramo?

    Abraços

    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  4. Olá Mardel, está linkado no meu blog.
    abraços e sucessos.

    ResponderExcluir
  5. Marco, Eu sou professor universitário. A área de cursos é muito interessante. Se tiver bons profissionais para lecionar e oferecer um curso de nível pode trazer bons resultados. Desejo-lhe boa sorte.

    Ao restante, obrigado pelos elogios. Espero que gostem dos próximos textos.

    ResponderExcluir